Não se pode conceber a história das Artes sem a presença da mulher. Quer como inspiradora, quer como criadora, ela aparece na obra do pintor, do escultor, do músico, como um choque psicológico traduzido claramente pela linguagem do gênio. Ela está presente na pintura, na escultura, na literatura e na história universal.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
A MULHER NA PINTURA E NA ESCULTURA
SAFO - A GRANDE POETISA DE LESBOS
Na música antiga predominava uma expressão grande e dolorosa. O mundo dos sons, como o das palavras, vive da sua herança. Quarenta séculos não esqueceram Safo.
Sem dúvida, são poemas que a imortalizam; mas sobre que ritmos os construiu ela? Sobre os seus próprios. A obra sáfica não marcou senão a literatura. Sua lira a cantou e os poetas,por seu turno, a transmitiram. Achar-se-á em outro lugar sua história: a de uma apaixonada da Beleza, ardendo qual uma chama sobre a terra abençoada de Mitilene e que, despedaçada por paixões imperiosas, depois de um último canto, atirou-se ao mar do alto de um rochedo. (VI século antes de Cristo.)
Quase um milênio se passará antes que uma outra voz melodiosa se faça ouvir. Ela vibrará no século VI antes de nossa éra, na Grécia de ares tépidos e transparentes. Safo nasce na ilha de Lesbos, onde forma sua escola, falanges de poetisas e musicista.
Que se sabe da sua vida, de sua morte? Quase nada, fora a lenda que a cerca. Ardendo de amor por Fáron, o belo efebo, e repelida por ele, vai achar seu túmulo no mar, onde se precipita do rochedo de Leucade. Morte, sem dúvida, tão fantasiosa quanto a sua existência de cortesã, ou o vício cujo nome deriva da ilha natal.
Para celebrar o amor, a paixão, a beleza, ela encontra a estrofe "sáfica". De seus poemas, que formavam nove livros, de ritmos e inspirações múltiplas, de acento eternamente novo, de uma arte natural e requintada não restam senão duas odes e alguns fragmentos. Mas eles encantarão sempre, como a própria Safo encantou e encantará para sempre seus inspiradores, escultores, pintores, músicos, poetas, romancistas.
Nicéas Romeo Zanchett
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
SALOMÉ E A ARTE DA DANÇA
CORNÉLIA AFRICANA
ASPÁSIA -
FRINÉIA
AS MIL E UMA NOITES
Se o sultão Shahriyar jamais roçou o colo de uma Sheherazade, que quase mandou estrangular, salvou a mulher mais genial de todos os tempos.
Esse potentado da Pérsia, certa vez enganado por uma mulher, jurou que não o seria mais. Cada manhã, uma nova esposa passava desta vida para a outra.
Temerária, a filha do seu vizir ofereceu-se a esse destino,prometendo a si própria que dele escaparia. Só pedia uma graça: terminar, na câmara nupcial, uma história que estava contando à sua irmã Dinarzade. A aurora veio interromper a narração num episódio palpitante. A hábil narradora escapou ao carrasco por três anos; o cruel, o tirano se fez escravo.
Não saíram de mina alguma, diariamente mais preciosos que esses contos árabes, vindos da Pérsia. Que sua origem, se a atribuída a uma mulher, real ou fabulosa, é a homenagem mais lisonjeira que se possa conceber. Nenhuma coro, venha ela de Golconda, tem o valor dessa sobre a cabeça de uma filha de Eva.
Nicéas Romeo Zanchett
A MULHER E A ARTE
NA IDADE MÉDIA - Até o século X, a mulher é banida da Arte. No século XIV, uma consequência do Amor cortês é a reabilitação feminina e, em breve seu predomínio reconquistado.
NA RENASCENÇA - O Culto pagão da beleza renasce em entusiasmo.
NO SÉCULO XVIII - Vemos o triunfo da Mulher francesa, que reúne às graças do corpo às dos espírito.
A MULHER MODERNA - Ela surge com um papel a representar, como inspiradora, na Pintura Moderna, na Música, na Literatura e lhe abre os mais belos horizontes.
Em tais períodos surgem as Inspiradora e as Criadoras. Aqui vamos ver quais foram, no decurso desses períodos, as que, pela influência, pelo talento ou gênio, deixaram lembrança mais durável na história das Artes em geral.
Nicéas Romeo Zanchett
A MULHER NA PINTURA E NA ESCULTURA
Eva seduzindo Adão. Não há homem que não se renda aos encantos de uma mulher. Observar uma pintura é uma atividade cultural que, de ...
-
Eva seduzindo Adão. Não há homem que não se renda aos encantos de uma mulher. Observar uma pintura é uma atividade cultural que, de ...
-
Cornélia Africana foi uma matrona romana do século II a.C., mãe dos irmãos Gracos, conhecida pela virtude e força de caráter. ...
-
O julgamento de Frinéia Foi em Elêusis, durante uma festa em honra a Netuno. Sabia-se que Frinéia, a grande cortesã, de quem to...